quinta-feira, 10 de julho de 2014
CLARICE-EPISÓDIO 1
"Escrever é Fácil. Você começa com uma Maiúscula e termina com um ponto final. No meio, coloca idéias." Pablo Neruda.
Com essa frase, dou inicio à narração da historia de uma das mais prestigiadas escritoras da dramaturgia brasileira, Clarice Lispector. Clarice nasceu em Tchetchelnik, pequena cidade da Ucrânia, e chegou ao Brasil aos dois meses de idade, naturalizando-se brasileira posteriormente. Criou-se em Maceió e Recife, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em direito, trabalhou como jornalista e iniciou sua carreira literária. Seus textos enigmáticos e sua linguagem de se expressar através de metáforas e analogias, tornou único seu modo de escrever.
Convidada em 1967 para escrever semanalmente no JB, Clarice deparou-se com um fazer literário novo. Atualmente, uma diversidade de contos escritos por Clarice Lispector, e que hoje compõe boa parte de seu repertório, foram reaproveitados dos que haviam sido publicados no JB, na época classificados como crônicas. Intimidada a principio, logo negou os padrões vigentes : "Vamos falar a verdade : isto aqui não é crônica coisa nenhuma. Isto é apenas. Não entra em gêneros. Gêneros não me interessam mais."
E "Isto" era a mais pura e rica literatura. Nos contos / crônicas / textos, Clarice se expunha em recordações familiares e de infância, assim escrevendo talvez, especie de relatos narrados. Sua irmã Tânia ainda se lembra da menina, filha de livreiro, que encontramos no conto "Felicidade Clandestina", atormentando Clarice por conta do empréstimo de um livro. O professor de "Desastres de Sofia", realmente percebeu o tesouro que Clarice, menina, escondia. E "Come, meu filho" (Que demonstrarei abaixo) é um claro dialogo entre a autora e seu filho.
COME, MEU FILHO
(Clarice Lispector)
O mundo parece chato mas eu sei que não é. Sabe por que parece chato? Porque, sempre que a gente olha, o céu está em cima, nunca está embaixo, nunca está de lado. Eu sei que o mundo é redondo porque disseram, mas só ia parecer redondo se a gente olhasse e às vezes o céu estivesse lá embaixo. Eu sei que é redondo, mas para mim é chato, mas Ronaldo só sabe que o mundo é redondo, para ele não parece chato.
- …
- Porque eu estive em muitos países e vi que nos Estados Unidos o céu também é em cima, por isso o mundo parecia todo reto para mim. Mas Ronaldo nunca saiu do Brasil e pode pensar que só aqui é que o céu é lá em cima, que nos outros lugares não é chato, que só é chato no Brasil, que nos outros lugares que ele não viu vai arredondando. Quando dizem para ele, é só acreditar, pra ele nada precisa parecer. Você prefere prato fundo ou prato chato, mamãe?
- Chat… raso, quer dizer.
- Eu também. No fundo, parece que cabe mais, mas é só para o fundo, no chato cabe para os lados e a gente vê logo tudo o que tem. Pepino não parece inreal?
- Irreal.
- Por que você acha?
- Se diz assim.
- Não, por que é que você também achou que pepino parece irreal? Eu também. A gente olha e vê um pouco do outro lado, é cheio de desenho bem igual, é frio na boca, faz barulho de um pouco de vidro quando se mastiga. Você não acha que pepino parece inventado?
- Parece.
- Onde foi inventado feijão com arroz?
- Aqui.
- Ou no árabe, igual que Pedrinho disse de outra coisa?
- Aqui.
- Na Sorveteria Gatão o sorvete é bom porque tem gosto igual da cor. Para você carne tem gosto de carne?
- Às vezes.
- Duvido! Só quero ver: da carne pendurada no açougue?!
- Não.
- E nem da carne que a gente fala. Não tem gosto de quando você diz que carne tem vitamina.
- Não fala tanto, come.
- Mas você está olhando desse jeito para mim, mas não é para eu comer, é porque você está gostando muito de mim, adivinhei ou errei?
- Adivinhou. Come, Paulinho.
- Você só pensa nisso. Eu falei muito para você não pensar só em comida, mas você vai e não esquece.
No proximo episódio, contarei a voces um lado de Clarice, que muitos desconhecem. Além da autora, também mostrarei a voces a mulher, Clarice Lispector.
Até Breve!
About the Author
Simplest
Hello, I'm Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur nulla id metus consequat convallis. Praesent fringilla nulla eget elit bibendum dictum.
0 comentários:
Postar um comentário