quinta-feira, 20 de março de 2014

MUNDOS E FUNDOS-CAPITULO 9

AUTOR-Johan Fabricius

MUNDOS & FUNDOS - Capitulo 9
Cena 1
Casa de Jacques - Sala / Noite Jacques e Dirce ouvem o radio.
RADIO E novo prefeito eleito de Ilhéus é.........Jacques Bolivera, meus parabéns ao novo Prefeito!!!
(Jacques e Dirce comemoram.)
Cena 2
Sertão - Estrada / Dia
Damiana anda pela estrada de pó e pedra, chorando.
DAMIANA Oh, minha filha já estamos chegando.
Damiana afaga sua barriga.
(Filnalmente apos horas caminhando de Sol a Sol, Damiana chega a cidade de Olinda e no mesmo dia nasce sua filha, Antônia.)
29 ANOS DEPOIS...
Cena 3
Casa de Damiana - Quarto de Damiana / Noite
(Damiana ja idosa esta deitada na cama, doente. Apos tantos anos Damiana acaba sendo portadora de um cancer e agora esta entre a vida e a morte. Ja Antonia sua filha, se tornara uma mulher bonita e culta mas agora sofre em pensar que sua mãe tem pouquíssimos dias de vida.)
Antônia entra no quarto de Damiana.
ANTONIA Mãe? DAMIANA Minha filha. Que bom ter você aqui comigo. ANTONIA Mas então mamãe, o que o médico disse a senhora? DAMIANA O mesmo filha, o mesmo. Que não me resta mais nada, a não ser esperar.
Uma lagrima cai dos olhos de Antônia.
ANTONIA Por que as coisas tinham que ser assim? Por que Deus esta te levando de mim, por que? DAMIANA A minha missão nesta terra ja chegou ao fim, minha filha. Ja conheço esses mundos e fundos como a palma da minha mão. Ja aprendi tudo o que eu tinha que aprender. Já ensinei tudo o que eu tinha pra ensinar. E deste mundo, posso te confessar que dele eu já estou farta.
Damiana sorri.
ANTONIA Eu não sei se vou conseguir seguir em frente sem voce. DAMIANA Por isso mesmo eu quero te dar uma coisa, que sera util para retomar sua vida de agora em diante. E esta dentro daquela canastra que esta sobre a minha comoda. ANTONIA Como assim? DAMIANA O que tem naquela canastra, tem disrespeito ao seu pai? ANTONIA Meu pai? Não pode ser, voce sempre me disse que meu pai morreu. DAMIANA Eu menti. Ele esta vivo sim. E é um dos homens mais ricos e influentes que conheci em vida. ANTONIA Mas por que você nunca me contou. DAMIANA Eu tive medo de que você se envergonhasse de mim. A muito tempo quando eu ainda morava em Ilhéus, eu era garota de programa. Eu era muito pobre não tinha familia, e na epoca ou era isso, ou era morrer de fome. Por um tempo eu decidi parar de ser prostituta, e tentar ter uma vida honesta, por mais dificil que isso fosse. Mas dai eu conheci seu pai e me apaixonei por ele. Nos tivemos uma noite maravilhosa juntos. Mas acabamos nos afastando. Então eu decidi trabalhar de domestica em uma casa de família. Mas acontece que essa casa era a casa onde seu pai morava com a esposa e os filhos. ANTONIA Ele tinha filhos? DAMIANA Tinha. Uma moça e um rapaz. Eu trabalhei la por uns tempos mas dai eu e seu pai acabamos nos desentendendo, então eu pedi demissão de la. Mas meses depois eu descobri que eu estava gravida de voce, mas eu não tinha condições de te criar. Então eu fui atras do seu pai, ele tinha que assumir a sua guarda. Mas ele me humilhou, me ameaçou, seu pai me fez muito mal. Ele ameaçou te matar caso eu não fosse embora da cidade. Mas agora, filha eu te peço, volte para Ilhéus, exija os teus direitos, va atras do que é seu por direito. Voce é forte, minha filha, eu confio em você! Me perdoa minha filha.
Damiana falece.
ANTONIA(chora) Nãããaaoooo!!! Por favor, não me deixa, não me deixa.
(Uma semana apos o velorio de Damiana, Antonia viaja para Ilhéus e com ela leva uma foto de Jacques e Dirce e o endereço deles.)
Cena 4
Casa de Jacques - Porta da Frente / Dia
Antônia bate a porta Dirce atende.
DIRCE Pois não?
Antônia encara Dirce.
FIM DO CAPITULO 9.

0 comentários:

Postar um comentário