Personagens deste
Capítulo:
Ância
Bela
Carmita
Desiree
Fufu
Hamilton
Helena
Igor
Marechal
Melione
Milú
Tomázia
Participações Especiais:
Padre
Fotógrafo
Senhora
Antônio
Cena 1: Igreja/
Exterior/ dia
Câmera vai
descendo do alto do céu até chegar à porta da Igreja com uma marcha fúnebre ao
fundo. Aparece o letreiro com: “Pedrosa,
Março de 1983”
Corta para:
Marechal
está próximo ao altar, vestido de noivo, inquieto, olhando o relógio a toda
hora.
Padre – Eu acho que
já estamos muito atrasados para a cerimônia meu jovem.
Marechal – Calma
padre, calma. Ela deve estar chegando, afinal noivas sempre se atrasam.
Padre- Mais dez
minutos hein. Nem mais nem menos.
Cenas
desconectas dos convidados:
Passa por
vários convidados, com destaque para: Igor Ceregí e sua esposa Carmita sentados
a frente. Logo mais atrás está Tomázia muito triste, com umas amigas, que estão
conversando muito. Helena está ao fundo da igreja. Fufu chega apressada e se
senta ao lado do sobrinho.
Fufu – Pelo que
vejo não perdi nada ainda.
Igor – Pois é
titia, estamos a mais de meia hora e nada da noiva chegar.
Fufu – Será que
ela vem?
Igor – É
ambiciosa, garanto que vem pela conta bancária.
Fufu abre
seu leque e começa a se abanar.
Cena corta
para:
Cena 3:
Exterior, dia, Igreja.
Uma
limusine branca para em frente à porta da igreja. Gregório e Ância que estão do
lado de fora entram, sendo seguidos por Melione.
Cena 4:
Interior, dia, Igreja.
Começa a
tocar a marcha nupcial, todos se levantam, exceto Dona Milú, Desiree e
Hamilton, que estão nos últimos bancos. Marechal se alegra e o padre fica em
sua posição.
Bela entra
na igreja de calça jeans e camiseta. Todos olham espantados. Ela caminha
normalmente até o meio da igreja, para e olha para o coral.
Bela (ao
coral) – Podem parar com a palhaçada, eu não quero música nenhuma.
Marechal – Mas Bela,
esse não é o vestido caríssimo que eu paguei.
Bela – Pode ficar
tranquilo, a loja vai devolver seu dinheiro todinho, até os centavos.
Marechal – Eu não
estou entendendo nada e mesmo assim não estou gostando.
Bela – Deixa que
eu explico. Eu recebi uma proposta muito boa para ser modelo, para fotografar e
desfilar para as maiores marcas e nos maiores centros de moda do mundo.
Marechal- Mas mulher
minha nunca vai ser modelo. Essa profissão promiscua não combina com uma Kalil.
Bela – É por isto
que eu estou aqui, com você,
(rodopiando), ou melhor, com vocês para dizer que eu não vou mais casar.
Todos ficam
surpresos.
Cenas
desconectas dos convidados:
Igor olha
para Carmita que olha para ele novamente, que olha para Fufu.
Fufu – Que bafo.
Eu sempre sonhei em ir num casamento que acontecesse isso.
Carmita – Eu jurava
que a Bela fosse extorquir até o último tostão do Marechal.
Corta
novamente para Marechal e Bela:
Marechal
visivelmente abalado.
Marechal – Só pode ser
pegadinha, só pode ser.
Bela – Não é eu
vou te explicar que não é.
Marechal
(gritando): Me explica, explica muito bem, porque eu ainda não
entendi.
Bela – Eu vou
atrás do meu sonho Marechal, eu quero ser modelo, ser independente.
Marechal – Mas comigo
você iria ter conforto, dinheiro, vida boa e mansa.
Bela – Eu seria
prisioneira dos seus caprichos. Eu quero o que é meu.
Padre – Podem parar
com essa lavação de roupa suja aqui na minha diocese, podem parar. Se não vai
haver casamento, então podem parar com o circo e seguirem o seu caminho.
Marechal
olha fixamente para Bela com os olhos cheios de lágrimas.
Marechal – Pode ter
certeza, Bela Acioli, eu vou me vingar de você pela vergonha que me fez passar
no dia de hoje. Eu juro.
Corta para
Tomázia saindo da igreja.
Bela – Eu entendo
que esteja magoado comigo, mas eu vou atrás da minha realização, Marechal. Eu
não sei se você sabe, mas eu ainda quero ser feliz, o que ao seu lado eu não
seria.
Bela sai da
igreja e deixa Marechal com os olhos cheios de ódio e todos os convidados
chocados e olhando para Marechal.
Cena 5:
Exterior, dia, Igreja.
Bela sai da
igreja e Tomázia para na sua frente.
Bela – Veio me dar
os parabéns?
Tomázia – Você foi
muito cruel com ele. Por que não disse antes? Esperou armar esse circo todo. É
bem a sua cara Bela Acioli.
Bela – Taí, esse
seu lado masoquista eu não conhecia. Eu jurava que você fosse passar o dia de
hoje se debulhando em lágrimas, na sua casa é claro, porque em qualquer outro
lugar estariam falando do meu casamento.
Tomázia – Você é
mesmo muito idiota. Eu gosto sim do Marechal, sempre gostei. E daí?
Bela – E daí que
ele agora é todo seu, todinho. Faça bom proveito do que eu não quero mais. O
caminho tá livre segunda opção.
Tomázia – Veja lá
como fala comigo.
Bela – Segunda
opção, premio de consolação. Mais o que? Deixa eu ver, deixa eu ver... Ah sim,
isso se ele te quiser. Sem sal como você é, eu mesma duvido muito.
Tomázia dá
um tapa na cara de Bela.
Tomázia – Agora sai
daqui. Some. Já que fez o Marechal infeliz, vai embora atrás do seu destino, e
ele não é aqui.
Bela anda
depressa, entra na limusine e vai embora.
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1º INTERVALO
Cena 6.
Exterior, dia, Casa de Igor Ceregí.
Mostrando a
piscina da mansão e diálogo da cena posterior.
Marechal – Eu jamais
pensaria isso dela. Ela fez um grande estrago na minha reputação. Como é que eu
vou assumir a IMPÉRIUM?
Fufu – Eu fiquei
chocadérrima. Jamais pensei que um casamento da família Kalil fosse dar errado.
Um vexame mesmo.
Cena
7.Interior,dia,Casa de Igor Ceregí.
Igor está
preparando algumas doses de uísque na cristaleira. Marechal está sentando em
uma poltrona, totalmente arrasado e com a gravata muito frouxa. Fufu e Carmita
estão em outra poltrona.
Marechal – Foi um
vexame e tanto Fufu. Eu queria apenas ter uma família, assim como o Igor e a
Carmita estão começando agora.
Carmita – Eu nunca
gostei da Bela, sempre achei muito interesseira, sei lá. Eu prefiro a Tomázia.
Ela sim te ama.
Marechal
olha para Carmita surpreso.
Igor
(entregando um copo de uísque) – Toma, bebe que passa meu amigo.
Marechal
toma a bebida de uma só vez.
Marechal (a
Carmita) – Amanhã eu vou dar um jantar na minha casa.
Igor – Não é
prudente Marechal.
Marechal – Como eu ia
dizendo, amanhã eu vou oferecer um jantar na minha casa, só para vocês. Peço
encarecidamente que você, Carmita, leve a Tomázia. Eu quero conhecê-la melhor.
Carmita – Pode deixar
Marechal, eu vou chamá-la.
Marechal – Eu mereço
alguém me ame.
Fufu – Mas você
nem sabe quem é essa garota direito.
Carmita – Mas é para
isso que serve o jantar, para conhecer.
Marechal – E ninguém
tá dizendo que eu vou namorar, e até, até casar. Eu vou apenas conhecer,
conhecer Fufu. Nada melhor que um bom papo pra tentar amenizar o que essa
demônia me fez.
Igor – Não sei,
continuo achando a ideia louca. A Carmita como sempre inventando moda.
Carmita – Ih, antes
que sobre pra mim, tô partindo nessa. Vou tomar um banho e descansar, isso sim.
Carmita se
levanta e sai da sala acompanhada de Fufu.
Marechal – Achoque
você estressou sua esposa Igor.
Igor – A Carmita
inventa cada uma. Ela quer te apresentar uma mulher de classe social bem
inferior a nossa. Sem nenhum requinte ou berço. Ela só pode estar ficando
louca.
Marechal – Eu quero
conhecê-la, me dá licença. O que adiantou eu querer uma granfina, uma lady?
Olha no que deu.
Igor - Bom, eu não
vou ficar discutindo isso com você. Você é seu próprio guia.
Marechal
termina de tomar seu uísque.
Cena
7.Exterior, dia, Rio de Janeiro, Cristo Redentor.
Takes do
Cristo Redentor feitas por helicóptero. Imagem de vários turistas subindo ao
topo e alguns aos pés da estátua. Diálogo segue junto com as imagens.
Fotógrafo
(off) – Agora faz carão.
(Pausa) Isso, vira de bruços.
CAM
focaliza em Bela posando para as lentes do fotógrafo, que não para de
gesticular as poses que deseja. Junto deles estão alguns ajudantes e curiosos.
Bela – Ai me dá
uma pausa.
Fotógrafo –
Quinze
minutos de descanso. Alguém trás uma água para Bela Acioli aqui, por favor.
Bela se
senta em um banco, afastada de todos.
Bela (pra
si) – Ai que calor infernal esse Rio de Janeiro tem. Assim vai acabar
com a minha pele.
Nesse
instante, aparece uma sobra por trás de Bela, é Helena, sua melhor amiga.
Helena – Então você
decididamente roubou o meu lugar?
Bela
(assustada) – Helena?
Helena – Surpresa em
me ver? Esperava que eu fizesse o que? Que esperasse você voltar rica?
Bela – Eu só achei
que tinha mais talento que você.
Helena
(gritando) – Mas a vaga era minha, minha. Você sabe o
quanto eu lutei pra ser modelo, o quanto eu gastei no maldito book fotográfico.
E o que vai ser de mim agora?
Bela – O problema
é seu. Eu fui esperta e acabei garantindo o que era meu. Você não tem talento.
Helena
começa a enforcar Bela. Diálogo segue junto com a ação.
Helena – Eu vou te
matar seu Judas.
Bela – Me larga,
ou eu te mato.
Helena – Mata nada,
você é fraca.
Bela – Então vai,
me mata. Só assim você termina os seus lamentáveis dias numa cadeia.
Helena
larga o pescoço de Bela.
Bela – Ué,
desistiu? É bundona mesmo.
Helena – Você
roubou o que era meu, era pra eu estar fotografando aqui.
Bela – O seu
máximo seria isso: fotografar aqui, nessa cidade chinfrim. Mas eu não, vou
muito mais além. Amanhã mesmo estou embarcando para Milão, assinarei meu
primeiro grande contrato.
Helena – Eu que te
dei abrigo quando sua mãe te colocou pra fora de casa. Eu te arrumei o primeiro
emprego e fui eu quem te apresentou o Marechal.
Bela – Emprego
de balconista em lanchonete e o Marechal, querendo ou não, já me conhecia sim.
Você não fez nada de demais.
Helena – Pode ter
certeza, Bela Acioli, eu vou me vingar pela sujeira que fez comigo. Traidora. Eu
juro.
Helena vira
de costas e vai saindo.
Bela – Helena,
espera.
Helena para
e vira-se para Bela.
Bela – Eu tenho
que te agradecer.
Helena – Ah é?
Lembrou do quanto te ajudei e o quanto você foi cachorra comigo?
Bela – Eu tenho
que te agradecer por ser uma pessoa tão burra. Por ter acreditado em mim
todos esses anos. Foram dez anos eu tendo que aturar uma pessoa tão infeliz,
tão idiota. Agora, eu quero que você vá pro inferno, eu não preciso mais de
você.
Helena – Você me
usou né?
Bela
(sorrindo) – Usei. Agora Vá se lixar.
Helena olha
Bela com cara de ódio.
Cena
8.Exterior, dia, Milão, jardim.
Um grande
jardim está totalmente enfeitado e com várias celebridades chegando. CAM passa
pelas celebridades sendo fotografadas e entrevistadas por dezenas de
jornalistas.
Uma música
de desfile começa.
CAM
focaliza na passarela e nas pessoas sentadas a volta.
Algumas
modelos começam a desfilar e entre elas, Bela Acioli, que para na ponta da
passarela e é bombardeada por flashes.
Cena 9.
Exterior, dia, Estados Unidos, Banca de Revistas.
Várias
pessoas passando por uma movimentada avenida, eis que uma senhora para na banca
de revistas.
Senhora
(apontando p/ a revista desejada) – Magazine, please.
O rapaz
então retira a revista de moda e entrega a mulher, com Bela Acioli estampada na
capa.
Senhora – Thank you.
That is Bella.
Cena 10.
Interior, dia, São Paulo, Grupo Cavalcanti, Escritório da Presidência.
Estão
sentados na sala da presidência: Antônio Cavalcanti, Bela, Advogado de Bela e
alguns figurantes, representando: Executivos da moda, advogado da empresa e
anunciantes.
Antônio – Eu mandei
te chamar aqui Bela, por que sabemos o sucesso que você é no exterior e
gostaríamos que fizesse propaganda da nossa empresa, já que ela é no ramo da
moda.
Bela – Por mim não
há problema nenhum. Faço de bom gosto Sr. Cavalcanti.
Antônio – ótimo. Eu
já negociei os valores com seu empresário e mandei o contrato semana passada
para seu advogado ler e ver se está tudo certo.
Bela – Mas tem um
pequeno problema. Eu não gostei do valor, achei baixo demais pra um grupo como
o do senhor.
Antônio – Baixo? Foi
um valor bem razoável. Dificilmente conseguirá emplacar uma campanha
publicitária desse porte, agora aproveita a oferta garota.
Bela (rude)
– Ou
me dá o que eu tô pedindo, ou nada feito. A decisão é somente sua, ou vai ou
racha?
2º
INTERVALO
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Cena 11.
Interior, dia, São Paulo, Grupo Cavalcanti, Escritório da Presidência.
Continuação
da cena anterior com os mesmos personagens.
Bela – E então Sr.
Cavalcanti é pegar ou largar. O que acha?
Antônio – Acho que a
gente pode conversar melhor, a gente pode ver o que fazer e.../
Bela – Não. Ou é o
que estou pedindo ou nada. Eu não vou ficar discutindo com você Antônio
Cavalcanti. Passar bem.
Bela se
levanta e vai saindo.
Antônio
(gritando) – Eu pago o que você quer. Senta aí que vou redigir
essa porcaria de contrato.
Bela sorri
e fica de frente para Antônio.
Bela – Redija o
contrato com o valor que eu quero, aí eu penso se assino. Manda pro meu
advogado.
Bela sai.
Antônio (P/
todos) – Reunião encerrada. Podem sair.
Todos saem.
Antônio – Eu vou me
vingar dessa cretina. Bela Acioli vai ter o que merece.
CAM
focaliza rosto de Antônio com raiva.
Corta para:
Cena 11.
Exterior, dia/noite Pedrosa.
Imagens de
vários pontos da cidade anoitecendo e amanhecendo várias vezes.
Corta para:
Cena12.
Exterior,dia, Mansão de Marechal, JARDIM.
Marechal
está sentado lendo jornal, enquanto Tomázia toma sol.
Marechal – O Laerte já
está bem grandinho, tô pensando em levá-lo para ver como a redação da revista
funciona.
Tomázia – Eu só
espero que você não o force a nada.
Marechal – Aprenda uma
coisa Tomázia: aqui em casa eu decido o que cada um faz, onde cada um anda. Eu
levarei o Laerte para ir se acostumando com o futuro dele.
Tomázia – Você sempre
se achando Deus, uma hora a casa cai.
Marechal – Eu não vou
discutir com você, meu dia tá ótimo demais pra ficar cheio de bobagens. Agora
se me der licença, eu vou entrar, pegar minha pasta e ir pra IMPÉRIUM.
Tomázia – Como
sempre, você foge de uma briga.
Marechal
olha Tomázia fixamente, se levanta e sai deixando o jornal na poltrona.
Tomázia
olha para o jornal e vê a foto de Bela Acioli.
Tomázia
(lendo o jornal)- “A modelo mais famosa do Brasil no mundo da moda,
Bela Acioli, desiste da carreira e volta para sua cidade natal, onde lançará
sua própria grife de roupas, sapatos e bolsas.”
Tomázia
começa a chorar e a empregada vê e a socorre.
Santa – O que tá
havendo dona Tomázia?
Tomázia
(chorando/soluçando) – Meu pesadelo tá de volta Santa. Aquele demônio
voltou pra infernizar meu casamento. É por isso que ele... É por isso, eu tinha
certeza que essa felicidade não era à toa. Tinha algo nele que tava diferente,
agora sei o motivo, é ela.
Corta para:
Cena 13.
Interior, dia, Casa de Carmita, SALA.
Carmita
está ao telefone com Tomázia e Fufu está sentada ao seu lado tomando champanhe.
Carmita (ao
telefone) – Não é possível!(pausa)
Essa mulher de novo?(PAUSA) Eu
ficarei atenta sim, agora se acalma hein. Beijos e até logo.
Carmita
desliga o telefone e se levanta do sofá.
Fufu – O que houve
com a Tomázia?
Carmita – Você vai
cair dura quando souber menina, a Bela Acioli tá voltando pra cá e dessa vez é
pra ficar.
Fufu – Ela tá com
medo de perder o Marechal?
Carmita – Tá sim,
depois de anos de casamento, até eu ficaria balançada. A gente sabe que ela
sempre foi o amor da vida dele.
Fufu – A Tomázia
tem que se garantir. Depois daquela vergonha na igreja, eu duvideodó que
Marechal caia na lábia daquela vadia.
Carmita – Eu não
teria tanta certeza. Bela Acioli é uma mulher perigosa, vingativa. Só a morte
pra ela deixar todo mundo em paz, só isso.
Congela a
imagem em Fufu olhando assustada para Carmita.
FIM
DO EPISÓDIO!
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